Atividade do primeiro dia de aula - CARTA PARA O SEU “EU DO FUTURO”
CARTA PARA O SEU “EU DO FUTURO”
A atividade que sugerimos,ontem (15/03)contribui com o
desenvolvimento de competências socioemocionais e fomenta reflexões importantes
acerca do futuro que nos aguarda.
Atividade: Produção do gênero textual” CARTA”.
Tema: Carta para o seu “ EU DO FUTURO”
A devolutiva será realizada por meio de formulários do Google. Cada turma terá o seu próprio formulário para criação das cartas, e por tanto, se atentem para preencher o formulário respectivo a sua turma.
https://forms.gle/ng7JE1YTddgLiLx47 - Link para alunos do 2º A Diurno (Alunos que cursavam o 1º A Diurno)
https://forms.gle/LjT98NiXviumHk3W8 - Link para alunos do 2º B Diurno (Alunos que cursavam o 1º B Diurno)
https://forms.gle/dYpiqABrCZQMQ3Mz7 - Link para alunos do 2º ano Noturno (Alunos que Cursavam o 1º ano Noturno)
https://forms.gle/9FNE7gJz2WwNe8aq9 - Link para alunos do 3º ano Especial Noturno (Alunos que cursavam o 3º ano Noturno)
https://forms.gle/DPVRMbbbWiZhLWRF8 - Link para alunos do 3º ano Especial Diurno (Alunos que cursavam o 3º ano Diurno)
https://forms.gle/wwj9JyqV96HxwtXKA - Link para alunos do novo 3º ano Noturno (Alunos que cursavam o 2º ano Noturno)
https://forms.gle/XPGiNcM28mTTWceW7 - Link para alunos do Novo 3º ano Diurno (Alunos que cursavam o 2º ano Diurno)
OBJETIVOS:
- Reconhecer
o momento histórico que estamos atravessando, bem como suas consequências
sociais, econômicas, culturais etc.
- Desenvolver
o autoconhecimento por meio de um processo empático em relação a si mesmo.
- Usar
a escrita criativa como forma de autogestão das emoções.
- Recrutar
a criatividade para traçar estratégias para atravessar um momento de
crise.
- Experimentar
o otimismo.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC TRABALHADAS:
- Comunicação
- Argumentação
- Autoconhecimento
e autocuidado
- Empatia
e cooperação
- Responsabilidade
e cidadania.
PASSO A
PASSO:
1. 1. Os alunos devem escrever uma carta
para si mesmos, para o seu “eu do futuro”. Nessa carta, os alunos devem
explicar como está sendo viver a época de uma pandemia, como foi o tempo que
passaram sem aulas e quais desafios atravessaram. Além disso, os estudantes
devem relatar como fizeram para superar as dificuldades que enfrentaram, quais
decisões importantes tomaram e quais escolhas foram fundamentais para que
estivesse tudo bem agora, no futuro.
2. 2. O gênero textual CARTA, deverá ser escrito no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.
2.
3. A partir das produções os
alunos,deverá postar no google
formulário.
4.
4. Os professores padrinhos das turmas, deverão selecionar uma carta para o aluno(a) apresentar no dia 19/03.
Como diz a BNCC, é necessário que
“As escolas de Ensino Médio ampliem as situações nas quais os
jovens aprendam a tomar e sustentar decisões, fazer escolhas e assumir
posições.”
(BNCC, 2018, p.486)
Nesse sentido, a carta para o “eu do futuro” pode contribuir com
o processo de autoconhecimento dos alunos e promover reflexões necessárias e
urgentes.
Atividade das professoras de LPLB:
Doroelha Amaral
Sirbene Paixão
Marinalva Piloto
Comentários
Postar um comentário