Atividade do primeiro dia de aula - CARTA PARA O SEU “EU DO FUTURO”

     CARTA PARA O SEU “EU DO FUTURO” 

A atividade que sugerimos,ontem (15/03)contribui com o desenvolvimento de competências socioemocionais e fomenta reflexões importantes acerca do futuro que nos aguarda. 

Atividade: Produção do gênero textual” CARTA”.

Tema: Carta para o seu “ EU DO FUTURO

A devolutiva será realizada por meio de formulários do Google. Cada turma terá o seu próprio formulário para criação das cartas, e por tanto, se atentem para preencher o formulário respectivo a sua turma. 

https://forms.gle/ng7JE1YTddgLiLx47 - Link para alunos do 2º A Diurno (Alunos que cursavam o 1º A Diurno)

https://forms.gle/LjT98NiXviumHk3W8 - Link para alunos do 2º B Diurno (Alunos que cursavam o 1º B Diurno)

https://forms.gle/dYpiqABrCZQMQ3Mz7 - Link para alunos do 2º ano Noturno (Alunos que Cursavam o 1º ano Noturno)

https://forms.gle/9FNE7gJz2WwNe8aq9 - Link para alunos do 3º ano Especial Noturno (Alunos que cursavam o 3º ano Noturno)

https://forms.gle/DPVRMbbbWiZhLWRF8 - Link para alunos do 3º ano Especial Diurno (Alunos que cursavam o 3º ano Diurno)

https://forms.gle/wwj9JyqV96HxwtXKA - Link para alunos do novo 3º ano Noturno (Alunos que cursavam o 2º ano Noturno)

https://forms.gle/XPGiNcM28mTTWceW7 - Link para alunos do Novo 3º ano Diurno (Alunos que cursavam o 2º ano Diurno)

OBJETIVOS:

  • Reconhecer o momento histórico que estamos atravessando, bem como suas consequências sociais, econômicas, culturais etc.
  • Desenvolver o autoconhecimento por meio de um processo empático em relação a si mesmo.
  • Usar a escrita criativa como forma de autogestão das emoções.
  • Recrutar a criatividade para traçar estratégias para atravessar um momento de crise.
  • Experimentar o otimismo. 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC TRABALHADAS:

  • Comunicação
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania.

PASSO A PASSO:

1.   1. Os alunos devem escrever uma carta para si mesmos, para o seu “eu do futuro”. Nessa carta, os alunos devem explicar como está sendo viver a época de uma pandemia, como foi o tempo que passaram sem aulas e quais desafios atravessaram. Além disso, os estudantes devem relatar como fizeram para superar as dificuldades que enfrentaram, quais decisões importantes tomaram e quais escolhas foram fundamentais para que estivesse tudo bem agora, no futuro.

2.    2. O gênero textual CARTA, deverá ser escrito no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.

2.    3. A partir das produções os alunos,deverá  postar no google formulário.

4.    4. Os professores padrinhos das turmas, deverão selecionar uma carta  para o aluno(a) apresentar no dia 19/03.

Como diz a BNCC, é necessário que

“As escolas de Ensino Médio ampliem as situações nas quais os jovens aprendam a tomar e sustentar decisões, fazer escolhas e assumir posições.”

(BNCC, 2018, p.486) 

Nesse sentido, a carta para o “eu do futuro” pode contribuir com o processo de autoconhecimento dos alunos e promover reflexões necessárias e urgentes.

 

Atividade das professoras de LPLB:

Doroelha Amaral

Sirbene Paixão

Marinalva Piloto

Bom trabalho!

Comentários